Parque das Águas Parque das Águas Parque das Águas Parque das Águas Parque das Águas Parque das Águas
  • Mapa de Localização
Conheça o Parque das Águas:

A idéia:

Em novembro de 2005, tendo como objetivo inserir Campinas no Roteiro Turístico Brasileiro dos Parques do Conhecimento, foi promovido pela SEMURB Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Campinas, com o apoio do 1º Seminário sobre Parques públicos Temáticos de Campinas SEPAT. 2005.
Estruturado em painéis conceituais e temáticos o seminário se propôs a participar da definição de uma Política Publica de Qualificação dos Espaços Públicos e Áreas Verdes de Campinas, pautada no tripé Educação, Lazer e Cultura, através da gestão sustentável das áreas verdes e geradoras de conhecimento.
Na sequência dos trabalhos, o Parque das Águas, foi escolhida pela SEMURB para ser um dos primeiros Parques Públicos Temáticos do Conhecimento de Campinas, desenvolvendo este projeto precursor em conjunto com a iniciativa privada, representada pelo Cristais Prado Empreendimentos e Associados.


Conceito:

Na elaboração do projeto foram consideradas as características físicas do terreno, morfologia, vegetação, solo e cursos de água, buscando compatibilizar as condições naturais da área, as especificações técnicas do projeto, minimizando os impactos sobre o meio ambiente.
A forma como foi concebido o projeto, as técnicas construtivas, os elementos estruturais e os materiais a serem utilizados na implantação do Parque, estão descritos neste caderno.
Sabemos que a construção de um parque é dinâmica e deverá ser adequada e melhorada durante a sua implantação, pois materiais e implantações técnicas podem ser interpretadas de tempos em tempos, dependendo das variações de pontos de vista e perspectivas.
As três nascentes originais da área inspiraram a designação temática "Parque das Águas".
O estudo e conhecimento do elemento Água, sua importância e uso serão destaques nas áreas de Esportes, Lazer, Cultura e Meio Ambiente.
A abrangência e atuação social do parque das águas contaram com uma Escola de Educação Ambiental e Formação Profissional de Jardinagem, Reciclagem de Lixo, Creche, Horticultura, gerando empregos e conscientização ambiental.

História:

O empreendimento Parque Prado foi implantado em uma gleba de terras com aproximadamente 56 alqueires, conhecidas como "Chácara Eglantia".
A propriedade foi dividida em setores. No setor V, foi transferida a municipalidade com a intenção de lá se instalar um Parque Público Municipal.
Com uma área de 300.000 m², 30% abrigam extratos residuais de mata atlântica espécies exóticas que compõem áreas de preservação permanente. O Parque das Águas também conta com três nascentes.
Com um notável ativo representado pelo remanescente da mata atlântica, ali preservado o Parque das Águas será uma escola de cidadanias e uma alternativa de lazer para grande contingente populacional da região sudoeste de Campinas, em torno do qual vivem mais de 300.000 pessoas que esperam sua implantação e consolidação.

Voltar